Pular para o conteúdo

    ALPES ITALIANOS

    MONTANHAS DOLOMITAS

    Nas férias de 2015, resolvemos aproveitar e fazer uma viagem pela linda região dos alpes italianos, já que estávamos próximos de lá, na Áustria.

    As Dolomitas formam uma cadeia montanhosa dos Alpes no norte da Itália, a origem do nome deriva da rocha dolomite. São vários picos que se elevam até 3.000 metros e apresentam paisagens de montanha fantásticas, com paredes verticais, penhascos, vales estreitos e profundos.

    O local apresenta paisagens espetaculares, pináculos e paredes de pedra, bastante procurados por montanhistas. E nos vales espremem-se charmosos vilarejos muito procurados por casais, famílias, esquiadores (no inverno) e aventureiros.

    Duas culturas radicalmente diferentes convivem neste privilegiado canto do mundo: a italiana, graças à cidade de Trento, capital da região, e a alemã, das comunidades de Alto Adige, região que limita as partes mais altas do rio Adige, também conhecida como Südtirol (Tirol do Sul). As duas regiões fazem fronteira com a Áustria e Suíça e seus quase 1 milhão de habitantes são fluentes em três línguas: italiano (60% da população), alemão (35%) e o dialeto ladino-dolomita (5%). 

    Passamos dois dias em uma pequena parte desta região, apreciando paisagens estonteantes. Fomos no começo de dezembro, ou seja, final de outono e pegamos temperaturas extremamente baixas (- 4 graus) apesar de, surpreendentemente, quase não ter nevado ainda por lá. Os moradores, que dependem do turismo, estavam apreensivos pois a temporada de esqui já estava para começar e nada de neve.

     Viemos de carro desde Salzburg, em uma viagem de 5 horas (320km), com paradas para fotos e um lanche às margens de um lago congelado. Clique AQUI  para ver o trajeto no GoogleMaps. 

    No segundo dia fizemos um circuíto, a partir de Canazei, vilarejo que fizemos de base, por várias cidades alpinas. O percurso todo durou pouco mais de 6 horas, com paradas para apreciar o panorama e fazermos um lanche. AQUI está o circuíto que fizemos, no GoogleMaps.

     Parada para descanso em Dobbiaco.

    Lago di Dobbiaco, congelado.

    A linda Cortina d’Ampezzo.

    Na estrada, chegando em Canazei.

    Paisagem bucólica em Tiers.

    Vilarejo alpino de Ortisei.

    Corvara.

     Arabba.

     Passo Pordoi, em Canazei.

    SE VOCÊ QUISER ECONOMIZAR EM SUA VIAGEM PARA AS DOLOMITAS, ALUGANDO UMA CASA OU APARTAMENTO, PELO AIRBNB, CLIQUE AQUI  E OBTENHA UM DESCONTO.

    VEJA O NOSSO VIDEO DA VIAGEM AQUI: