ein Toast auf Alemanha!
ALEMANHA
Schöne Deutschland…
Rothenburg Ob der Tauber
Sou muito suspeito – tenho sangue alemão – para declarar: a Alemanha é o melhor país para se visitar na Europa. Além da indiscutível qualidade de vida, excelentes estradas, belíssimas paisagens e da melhor cerveja é a maior economia daquele continente.
Na medida do possível prefiro alugar um carro para desbravar com liberdade cada região. Especialmente na Alemanha onde não há pedágios, as estradas são da melhor qualidade e cujas “autobahns” (autoestradas) não possuem limite de velocidade. A vasta e eficiente rede de trens liga desde as principais cidades até os remotos vilarejos com rapidez e pontualidade. Já no centro das cidades os carros não são bem vindos e a bicicleta é a estrela: muito estimulada e utilizada, evidenciando a sólida preocupação com o meio ambiente. Há também os trams (bondes) que completam com eficiência as opções de transporte urbano. O país alcançou este ano a autossuficiência na produção de energia sustentável, proveniente dos ventos e da luz solar.As maiores e mais importantes cidades alemãs são: Berlim, Munique, Frankfurt, Hamburgo, Bonn, Colônia, Hannover, Nurenberg, Stuttgart e Düsseldorf. Mas confesso que prefiro as pequenas cidades e vilarejos, onde a essência da cultura e história germânica são plenamente preservadas.
Com o término da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha foi dividida em dois países: Alemanha Ocidental (capitalista), cuja capital era Bonn e Alemanha Oriental (comunista), cuja capital era Berlim. A reunificação ocorreu em 1990, pouco tempo depois da queda do Muro de Berlim.
Os alemães são um dos maiores consumidores per capita de cerveja no mundo (dizem que somente atrás dos tchecos). Cada cidadão consome, em média, 112 litros da bebida por ano e são mais de 1.200 cervejarias ativas no país.
Os alemães também são grandes consumidores de pães: só para se ter uma idéia, existem mais de 400 variedades de pães e 1.200 de pãezinhos e doces panificados no país.
Se você ficou impressionado com a variedade de cerveja e pão, veja só mais essa: 1.500 tipos de salcichas alemãs. Hummmm, que delícia!
Vilarejos simpáticos ao longo do rio Reno.
Rota dos castelos ao longo do rio Reno.
As parreiras de uvas brotando na primavera alemã, ao longo do rio Mosel. Nem só de cerveja a Alemanha é mundialmente conhecida. A produção de vinhos é consistente e de excelente qualidade.
Os lagos de um azul impressionante.
Hohenschwangau, região de fronteira com a Áustria e onde localiza-se o famoso Castelo de Neuschwanstein.
Ilha de Mainau, às margens do Lago Konstanz. Também conhecida como Ilha das Flores: toda primavera (de abril a junho) a ilha se transforma num lindo espetáculo de cores e perfumes.
Pier na Cidade de Konstanz, na fronteira com a Suiça.
Heidelberg
A primavera (de abril a junho) é uma excelente época para visitar a Europa: temperaturas amenas, preços mais acessíveis e as cidades enfeitadas com todo tipo de flores. Acima, Meersburg.
A encantadora e medieval Rothenburg ob der Tauber é, na minha opinião, uma das pequenas cidades que melhor preservam sua essência. A sensação é de que voltamos algumas centenas de anos no tempo. Na tradução literal, a Fortaleza Vermelha possui esse nome, porque fica num planalto acima do rio Tauber, na Bavária (apenas três horas de distância de Munique). Cercada por uma muralha de 3 km de comprimento e com suas muitas torres, você pode circular e apreciar a vista desta incrível e histórica cidade. Rothenburg é considerada a cidade medieval mais bem preservada da Alemanha. Simplesmente deslumbrante!
“ Se um de vocês tiver a coragem e poder de tomar, em somente um gole, este cântaro de 3,25 litros de vinho, prometo não saquear e nem destruir esta cidade. ” (General Tilly)
E foi assim que Nusch, prefeito da pequena Rothenburg, em 1631, durante a Guerra dos Trinta Anos, conseguiu salvar a cidade da destruição das tropas do General Tilly.
Os dramáticos acontecimentos de 1631, mais conhecido como Der Meistertrunk, são encenados anualmente desde 1881, durante o festival histórico mais importante da Alemanha, na praça do mercado em Rothenburg, no domingo de Pentecostes. A rivalidade entre protestantes e católicos é representada pelas ruas com muita emoção e cheia de suspense, com os moradores vestidos à caráter. Certamente o fim de semana de Pentecostes é a melhor época para visitar a cidade. Imperdível!
Abaixo, algumas fotos da festa à qual eu tive a felicidade de apreciar:
A capital da Bavária, Munique, é considerada, por muitos, a mais bonita e estilosa grande cidade da Alemanha. Quem sou eu para discordar? É difícil dizer quanto tempo é necessário para conhecer a cidade e em qual época do ano se tem o melhor aproveitamento. É o tipo de cidade onde há sempre atrações e paisagens belíssimas, independentemente da estação escolhida.
Minha sugestão é começar pela margem esquerda do rio Isar, que corta a cidade ao meio. Neste lado fica o coração de Munique. Percorra a Neuhauser Strasse, rua exclusiva de pedestres e comece pela Karlsplatz, com seu belo chafariz, sempre cercado de turistas.
Não há dúvida de que uma das praças mais bonitas da Alemanha é a Marienplatz, no coração de Munique, com a antiga e a nova prefeitura – Altes e Neues Rathaus. Seu famoso toque dos sinos pertence a Munique tanto quanto a cervejaria Hofbräuhaus e a igreja Frauenkirche, o símbolo da cidade, com as cúpulas verdes das suas torres, que podem ser avistadas de longe. A torre principal da nova prefeitura possui um carrilhão de bonecos que, em determinados horários do dia ( 11h, 12h e 17h) ficam animados e musicados por sinos, deixando a platéia eufórica; é a mais famosa atração turística da cidade. Já estive algumas vezes lá, a trabalho e passeio, mas confesso que em nenhuma delas me empolguei com a apresentação…
Um passeio pelo Viktualienmarkt é uma festa para todos os sentidos, há simplesmente de tudo aqui – desde coisas tipicamente bávaras até exóticas. Só não tente negociar preços – isso não faz parte do estilo bávaro de ser.
Não há necessidade de transporte para percorrer esta parte da cidade, pois todos os pontos de interesse ficam a uma curte distância.
Marienplatz
Odeonplatz
Hofgarten
Lago congelado do Palácio de Nymphenburg
Para quem prefere ou precisa, o transporte urbano é rápido e eficiente. Os bondes (trams), metrô de curta distância (U-bahn) ou de longa distância (S-bahn) abrangem toda cidade e cercanias. Compre os bilhetes nas máquinas automáticas existentes em vários pontos da cidade, nas estações. E valide seu bilhete ao embarcar. Há vários tipos de tarifas: as de grupo e diárias são mais em conta do que as de viagem única.
Uma excelente oportunidade para visitar Munique é a Oktoberfest , a maior festa da cerveja do mundo, pois além de conhecer os encantos da cidade ainda enriquecerá sua viagem com muita música, alegria e, lógico, cerveja.
Abaixo fotos de outras tantas cidades interessantes para visitar na Alemanha:
Heidelberg
Heidelberg
Neuschwanstein, próximo a Füssen.
Neuschwanstein
Eltz Burg
Eltz Burg
Frankfurt
Rüdesheim
Rüdesheim
Albergue da juventude, em um antigo castelo, no pequeno vilarejo de Bacharach.