Pelos Canais de Amsterdam
Amsterdam e Zaanse Schans
A M S T E R D A M
Obviamente que quando falamos em Amsterdam, a primeira coisa que vem à mente são os charmosos canais e os prédios de fachadas coloridas. Mas felizmente essa linda cidade é bem mais do que isso…
Amsterdam é a capital e cidade mais populosa do Reino dos Países Baixos, ou popularmente Holanda, embora a sede do governo seja Haia. Os Países Baixos são o território neerlandês na Europa que, junto de Aruba, Curaçao e Sint-Maarten formam o conjunto conhecido por “Reino dos Países Baixos”.
É conhecida como a Veneza do Norte por seus mais de 100 quilômetros de canais, cerca de 90 ilhas e 1500 pontes.
Museumplein e Riyksmuseum
Um dos canais de Amsterdam
As casas-barco são um dos cartões-postais mais famosos de Amsterdam, que tem cerca de 2.500 delas. Morar sobre os canais da cidade é uma tradição desde o século 17.
Não faltam passeios de barco pelos canais de Amsterdam. Nós fizemos um, com duração de uma hora. Além de passear calmamente e ver a cidade de outro ponto de vista, esses tours costumam incluir uma explicação detalhada da história dos canais. Há várias empresas que operam os famosos passeios de barco.
Nós decidimos comprar o I Amsterdam City Card, um cartão turístico que permite você experimentar ao máximo as atrações da cidade de um modo conveniente e econômico. Os cartões são vendidos por períodos de utilização: 24hs, 48hs, 72hs e 96hs. Neles estão incluídos a utilização ilimitada, durante o período adquirido, do transporte público (ônibus, trams e metrô); entrada gratuita às melhores atrações e museus da cidade (incluíndo museu Van Gogh, museu Stedelijk, Hermitage, Nemo Science e museu Casa de Reembrandt); um passeio de barco pelos canais de Amsterdam; €2.50 de desconto no museu Rijksmuseum, etc.
Passeio de barco pelos canais
Passeio de bike pelo Vondelpark, com o Rijksmuseum ao fundo.
Visita ao Heineken Experience.
Museu da Heineken.
Apesar da Holanda estar sempre brigando com o mar e com lagos, eles sempre reservam um espaço para parques e áreas verdes. Amsterdam tem diversos parques muito bonitos, e o mais central e famoso deles é o Vondelpark. É muito legal passear a pé ou de bike por ele, tomar um café lá dentro ou aproveitar um dia de sol na sua visita.
Alguns dos melhores museus do mundo estão instalados na cidade: Reijksmuseum (Museu Nacional), Museu Van Gogh, Casa de Anne Frank, Casa de Reembrandt e Museu Stedelijk são histórico e artisticamente imperdíveis.
Mas o que me dá mais prazer em Amsterdam é uma atividade totalmente interativa e gratuita: caminhar pelas ruelas, à beira dos canais, apreciando os barcos e as inúmeras bicicletas que flanam pela cidade. E quando bater aquela fominha, parar para um café com o delicioso Stroopwafel (biscoito/waffle dividido em duas metades grudadas por caramelo) ou mesmo um dos croquetes saborosos da Febo. As famosas comidas da parede! Se o seu negócio é tranqueiras por pouco preço, essa é uma alternativa local. Funciona assim: na loja tem uma parede cheia de forninhos com uma fenda (slot) pra colocar moedinhas de euro. Cada forninho contém uma tranqueira gordurosa e deliciosa. Você escolhe a sua, coloca as moedinhas, abre o forninho e sai a andar e mastigar por Amsterdam feito um local voltando da balada.
Stroopwafel
Comida de parede, na Febo.
Com alguns dos melhores museus da Europa, também é lembrada por sua cultura cosmopolita e liberal, desde os tempos das guerras religiosas entre católicos e protestantes, às perseguições aos judeus até o presente, quando é considerada a capital gay europeia. No Red Light District há ruas com prostitutas em vitrines, sex shops e uma idéia muitas vezes equivocada do uso livre de narcóticos, que fazem a imagem junkie de Amsterdam. Seja como for é uma das cidades mais encantadoras do continente europeu.
Z A A N S E S C H A N S
Se você quer provar para alguém que, de fato, esteve na Holanda, uma foto sua em Zaanse Schans irá confirmar isso a todos. É um vilarejo bem próximo a Amsterdam, cerca de 10km, e onde podemos ver vários dos famosos moinhos de vento holandeses, além das casinhas de madeira e vaquinhas pastando. Um verdadeiro cartão postal!
O local reconstrói e exibe a tradicional vida holandesa do campo, como se estivéssemos em um parque temático. Há pequenos museus, lojinhas de souvenirs, lanchonetes e restaurantes. Estávamos de carro; o acesso é fácil com um bom estacionamento pago, no local. Mas você também chega ao vilarejo de ônibus e trem, facilmente. Um passeio agradabilíssimo, o qual eu recomendo!