Pular para o conteúdo

    Oktoberfest
    Munique - Alemanha

    Participar da maior festa da cerveja do mundo sempre foi um dos desejos “top 10” da minha lista. Apesar do que o nome sugere, o maior festival de cerveja do mundo começa, na verdade, em setembro. As datas variam a cada ano, mas costumam cair entre a segunda metade de setembro e a primeira semana de outubro. Ele surgiu em 17 de outubro (de onde originou o nome da celebração) de 1810 como a festa de casamento do príncipe Ludwig von Bayern com a princesa Therese von Sachsen-Hildburghausen, que ofereceram aos seus convidados comidas e bebidas típicas da Baviera. Muitos anos depois a festa foi antecipada para iniciar em setembro a fim de aproveitar as temperaturas mais amenas de final do verão, no hemisfério norte.
    A festa rola na região central de Munique, em uma área aberta conhecida como Theresienwiesen. São cerca de 310 mil m2 (mais de 43 campos de futebol) reservados ao evento e a entrada é livre: apenas o acesso às tendas das cervejarias é controlado.

    Apenas seis cervejarias participam da Oktoberfest e todas são de Munique. A escolha segue o estatuto da festa: é preciso ter tradição comprovada e seguir as leis de pureza de Munique (de 1487) e alemã (de 1906). Entre as eleitas, a Augustiner é a mais velha, fundada em 1328, e a Paulaner é a caçula, de 1634. Mas estão presentes também as famosas Hofbräu, Löwenbräu, Spaten e Hacker-Pschorr.
    As cervejas servidas são preparadas especialmente para a Oktoberfest e cuidadosamente armazenadas em contêineres . Todas levam o nome da festa, e a mais forte, com 6,3% de álcool, é fabricada pela Höfbrau, que também é dona da maior tenda – recebe até 10 mil pessoas.
    Para beber por quase 15 dias seguidos, só com muita organização e nisso os alemães são experts. A Oktoberfest termina pontualmente às 22h30, fumar no interior das tendas é proibido e crianças só podem ficar até as 20 horas. O canecão de 1 litro, chamado de Maßkrug, não pode ser levado para casa. Os seguranças ficam de olho!
    Para amaciar a bebida, nada como a culinária bávara . Os pratos mais populares são o salsichão branco com mostarda adocicada, o frango assado à moda bávara e o bretzel, uma espécie de pão salgado. Em formato de coração e com mensagens escritas, os doces feitos à base de amêndoa são usados como armas na paquera.

    De todas as festas populares as quais eu já fui, a Oktoberfest é a melhor, disparado. Gostei tanto que voltarei na edição desse ano de 2016.

        8 DICAS VALIOSAS PARA CURTIR 100% DA MAIOR FESTA DA CERVEJA:
    1. Programe-se com antecedência:     Esta é a dica mais importante de todas. A Oktoberfest em Munique é uma das festas mais conhecidas mundialmente, milhões de pessoas a visitam todos os anos. Então, se você quer ficar num hotel bem localizado e barato, faça a sua reserva com meses de antecedência. Por abril/maio as opções já são bem menores, e os hotéis que você encontrar ou vão estar muito caros, ou serão bem longe da festa, que foi o meu caso. ´A mesma dica vale para o transporte. O mais cedo que você reservar, melhor vai ser a tarifa do bilhete (trem, ônibus e avião). Resta a você, saber qual é a melhor opção e aquela que se encaixa no seu bolso.
    2. Chegue cedo à festa:       Aqueles acostumados com a Oktoberfest de Blumenau ou com qualquer outra grande festa brasileira tende acreditar que seja mais ou menos o mesmo estilo, pelo menos no que diz respeito a horas de início e fim de festa: errado! Como todo evento europeu, tem hora para começar e hora para terminar… E termina cedo! antes da meia-noite todos as tendas já estão vazias.  E se você se atrasar, corre o risco de perder o melhor dela. Nos finais de semana, especialmente o de inauguração e encerramento, é prudente chegar antes mesmo do horário de abertura das portas das tendas, que costuma ser por volta das 10h. Depois do meio-dia, quando as bandas já estão tocando a todo o vapor fica quase impossível de entrar nas tendas. Já durante a semana, é comum encontrar lugar no interior das tendas até as 15hs. Após isso somente nos Biergartens, áreas externas das tendas, onde você poderá estar exposto as intempéries do tempo. 
    3. Não leve mochilas ou grandes bolsas:    Todas as tendas têm um forte esquema de segurança, com revista rigorosa. Em 1980 a festa teve um atentado a bomba onde 13 pessoas morreram e, desde então, não se permite a entrada com mochilas, malas ou grandes bolsas no interior das tendas. Caso não tenha onde deixar seus volumes grandes, sugiro os lockers da estação central de trem de Munique, cerca de 15 minutos a pé do local da festa.
    4. Faça amigos e divirta-se:    A Oktoberfest recebe milhares de pessoas por dia, de todas as nacionalidades e faixas etárias. E os alemães adoram socializar e querem saber mais da vida dos turistas. Se você precisar de ajuda, eles farão questão de te ajudar. Nada melhor do que beber, dançar e conhecer novos amigos e a Oktoberfest é repleta de oportunidades. Além da bebida, comida e música há muitas lojinhas de souvenirs e um enorme parque de diversões com brinquedos para todos os gostos.
    5. Controle-se na bebida:    Oktoberfest é sinal de cerveja, muita cerveja… Mas lhe faça um grande favor: muita calma nesta hora! A festa dura o dia todo, e as cervejas são enormes (cada “Mass” tem UM LITRO). Então, não vá com muita sede ao caneco. Você pode ser o maior bebedor de cerveja no Brasil, mas na Alemanha a coisa muda, e a cerveja também. A cerveja alemã é mais forte e encorpada que a brasileira. Você não vai querer passar mal, e acabar abandonando a festa às 14h, não é? Soube de amigos que se diziam os mais resistentes possíveis, aqueles que bebiam todas e mantinham a classe mas em Munique, a perderam totalmente. Nem no dia seguinte conseguiram voltar para a festa.

    6. Alimente-se:    Na Festa da Cerveja o que a gente mais quer é beber. Mas você não pode se esquecer de um detalhe importante: se alimentar. Para os bons de garfo, como eu, é certo que isso não será problema algum, há várias opções da maravilhosa culinária alemã e cada tenda tem seu próprio menú. Se tiver dificuldade em entender os pratos listados em alemão peça ao garçon o menu em inglês, disponível em todas as tendas da festa.
    7. Leve dinheiro:    A maioria das tendas no festival só aceita dinheiro vivo. Então esteja preparado caso não for possível utilizar cartão de crédito, aceito somente nas lojinhas de souvenir. O que é providencial , pois depois de uns canecos de cerveja você pode esquecer as senhas. E ainda levar dinheiro vivo é mais fácil de você controlar os gastos.

    8. Use roupas típicas:
        Se tem uma coisa que enriquece a experiência na Oktoberfest é usar os trajes típicos alemães; o Dirndl (traje feminino) e o Lederhose (traje masculino). É muito legal ver todos vestidos a caracter e quem está sem o “uniforme” acaba se sentindo um peixe fora d’água. Tente entrar neste clima, mesmo que improvisadamente, como foi o meu caso e o do Marcelo.

     

    Caso você queira alugar uma casa ou apartamento em Munique, clique AQUI e obtenha um desconto meu para a sua próxima viagem!

     

    Assista nosso video da viagem a Munique e Oktoberfest 2016: